Acabei de ler "O Hobbit" de J.R.R. Tolkien
Uhuuu! Acabei de ler "O Hobbit" de J.R.R. Tolkien - obrigado, Sophia do Daniel e da Leidi, por ter me emprestado! Gostei demais! Sim, sim! Eu sei que tem o filme! Mas o livro quase sempre é "mais legal"!
O Hobbit é um livro de histórias de fantasia (no estilo de As Crônicas de Nárnia) escrito em 1937 (há quase 100 anos!) e que cativou gerações de leitores com sua narrativa envolvente e personagens surpreendentes. A história começa com Bilbo Bolseiro, um hobbit "normal", ou seja, pouco chegado a aventuras, que é arrastado para uma jornada inesperada junto com um grupo de anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho e o mago Gandalf. Se você conhece um pouco da história de O Senhor dos Anéis, saiba que este Bilbo é tio de Frodo Bolseiro, e a história se passa uns 60 anos antes de O Senhor dos Anéis.
Além de se divertir com as aventuras, podemos aprender coisas importantes com cada personagem. O Bilbo, por exemplo, representa a importância da coragem diante dos desafios e a fidelidade para com seus amigos no meio das mais difíceis e perigosas situações. À medida que ele se aventura além de sua zona de conforto, ele descobre habilidades e bravura que nunca imaginou possuir. O mesmo acontece conosco: se formos corajosos, se formos fiéis aos companheiros, se não desistirmos diante das dificuldades, descobriremos que somos capazes de fazer coisas surpreendentes!
Por outro lado, Thorin (o rei dos anões) é um exemplo de como a ambição desenfreada pode levar à destruição. Ele não é má pessoa, mas a ambição o cegou para a bondade, a amizade e a justiça no meio da história. Tudo na vida dele gira em torno de reconquistar o tesouro incalculável dos seus antepassados que foi roubado pelo dragão Smaug. A ganância de Thorin o leva a decisões destrutivas, lembrando-nos de que a busca por poder a qualquer custo raramente resulta em felicidade. Tem uma hora que ele recobra a consciência e diz para Bilbo algo mais ou menos assim: Se as pessoas dessem mais valor à comida, bebida e dança, e menos a riquezas e tesouros, o mundo seria bem mais alegre e feliz! - Uau! Que lição preciosa, né?
Gandalf, é o sábio mago que guia, orienta, aconselha e, de certa forma, protege Bilbo e os anões. Ele simboliza a importância da orientação e aconselhamento. Sua sabedoria lembra-nos que, em momentos difíceis, procurar conselhos e ouvir os outros pode ser fundamental para o sucesso. Aprendemos que ouvir e seguir os conselhos dos mais velhos e sábios e que nos amam, serve como uma proteção contra os perigos da jornada da vida!
Então, "O Hobbit" é um livro cheio de aventuras, emoções, surpresas e lições morais, com personagens que representam diferentes aspectos da vida e dos relacionamentos. Através das experiências de Bilbo, Thorin e Gandalf - e tantos outros personagens, aprendemos sobre coragem, ambição, lealdade, sacrifícios, e a importância de buscar orientação e apoio em nossas próprias aventuras pessoais.
Comentários