Modificar clássicos para não ofender? Não, obrigado!
Modificar clássicos para não ofender? Não, obrigado!
Maurício Vila - maio 2023
Você sabia que o livro A Fantástica Fábrica de Chocolate de Roald Dahl sofreu modificações pautadas pelo politicamente correto para não ofender "leitores-sensíveis-demais"? Sabia que outro clássico dele, o livro Matilda, também foi modificado pelos mesmos motivos?
Você sabia que os livros da série Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato sofreram modificações pautadas pelo politicamente correto para não ofender "leitores-sensíveis-demais"?
Sabia que a editora britânica que publica os livros das aventura do James Bond, o agente 007, resolver reeditar os livros para deixá-los mais "politicamente corretos"?
Você sabia que o próprio diretor Steven Spielberg em 2002 modificou trechos do clássico ET - O Extra-Terrestre de 1982 atendendo as mesmas reivindicações anteriores e que, depois, o próprio Spielberg se arrependeu de ter feito isso, de ter se rendido às pressões do politicamente correto?
Obras históricas não podem ser reescritas e editadas. Devem ser para sempre o que sempre foram. As obras são como uma foto do tempo delas - com seus erros e acertos. Os apreciadores atuais e os do futuro precisam saber como realmente eram as coisas nos tempos antigos! Se estas obras contêm coisas que hoje são consideradas erradas, então, que se acrescente uma boa introdução ou boas notas de rodapé explicando a questão, mas não se mexa na obra.
Para saber mais:
https://otambosi.blogspot.com/2023/02/a-fantastica-fabrica-de-chocolate-e.html
https://jornal.usp.br/cultura/politicamente-correto-atingiu-a-obra-de-lobato-diz-pesquisador/
Comentários