Existe estupidez criminosa!


O texto abaixo não é meu. Recebi da Equipe Christo Nihil Præponere do site padrepauloricardo.org, em 12/06/2023. Achei relevante e resolvi compartilhar.

Desde 2016 o Judiciário brasileiro cada vez mais aumenta o número e a gravidade as suas decisões inconstitucionais. Estamos nos acostumando com isso e deixando de reagir. Em pouco anos podemos ser condenados por nossa estupidez criminosa! Quem nos condenará? Deus, a História, nossa consciência, nossos descendentes.

Maurício Vila


xxxxx


Existe estupidez criminosa!

Nosso silêncio e ignorância terão um preço…


No Tribunal de Nuremberg, ao serem julgados por seus crimes contra a humanidade, os generais nazistas alegaram, em defesa própria, que estavam apenas “seguindo ordens”. Obviamente, tal argumento não diminuiu a culpa de nenhum deles.


Mas, além dos criminosos nazistas, havia na Alemanha da época uma série de autoridades e pessoas comuns que, por falta de virtude, simplesmente silenciaram diante das barbáries que estavam acontecendo. A esse fenômeno, o filósofo Eric Voegelin chamou de “estupidez criminosa”.


Também nós hoje podemos sofrer do mesmo mal, a que chamamos de ignorância vencível. Afinal, já não nos aconteceu de contemplarmos uma verdade incômoda, e, por falta de virtude, decidirmos simplesmente fugir do assunto e ficar de braços cruzados? Pois é, uma atitude dessas pode afetar não só a nossa vida, mas a de muitas outras pessoas, tornando-se algo verdadeiramente criminoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos hamsters obrigados a girar a roda!

O Recado das Urnas: Um desabafo do povo.

A Corrupta, Claro!