A Trilogia Cósmica do C S Lewis...





Acabei de ler a Trilogia Cósmica do C S Lewis (Ed. Thomas Nelson, volume único, 2022). Foram quase 5 meses para ler umas 784 páginas. Gostei demais. Recomendo muito.

A Trilogia Cósmica é uma série de três livros de ficção científica escritos pelo C S Lewis, o mesmo de "As crônicas de Nárnia". Os 3 livros são: "Além do Planeta Silencioso" (1938), "Perelandra" (1943) e "Aquela Fortaleza Medonha" (1945).

Os três livros seguem a história do Dr. Elwin Ransom (é interessante saber que ransom significa resgate em inglês), um filólogo e professor universitário (uma homenagem de Lewis ao seu amigo Tolkien, autor de "O Senhor dos anéis"). Ao longo da trilogia, Ransom encontra-se com seres extraterrestres (os eldila), aprende sobre suas culturas e visões de mundo, e luta contra forças malignas (os eldila e o Oyarça torto de Thulcandra) que ameaçam a harmonia e a ordem do universo.

No primeiro livro, Ransom é raptado e mandado para Malacandra (que é o verdadeiro nome de Marte), lá os hnau (seres racionais como os homens, mas não humanos) nunca pecaram. No segundo livro, Ranson vai para Perelandra, que conhecemos como Vênus, para impedir que Tinidril, a "Eva" de lá, cometa o pecado original. No terceiro livro, Ransom lidera uma força de resistência aqui na Terra contra os seres cósmicos-espirituais degenerados (o Oyarsa e os eldila tortos) que querem exterminar os seres humanos de Thulcandra (que é a Terra).

A trilogia usa linguagem alegórica para explorar temas filosóficos e religiosos. Lewis era cristão e incorporou muitas das doutrinas cristãs em seus livros, incluindo a ideia de que o universo é governado por uma força benevolente e divina, o Deus da Bíblia.

Recomendo muito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos hamsters obrigados a girar a roda!

O Recado das Urnas: Um desabafo do povo.

A Corrupta, Claro!