Nomes iguais, pessoas diferentes
Nomes iguais, pessoas diferentes
Quando lemos a Bíblia é preciso prestar atenção em algo que geralmente causa confusão: pessoas diferentes com nomes iguais.
É comum pensar que todos os “atos e palavras” de um nome são todos da mesma pessoa. Por exemplo: Herodes construiu um grandioso templo, mandou matar todos os meninos menores de 2 anos por acasião do nascimento de Jesus, mandou matar Tiago, mandou prender Pedro.
Acontece que só de Herodes há pelo menos 7 homens diferentes no Novo Testamento! E o Herodes que mandou matar os meninos menores de 2 anos era avô do Herodes Antipas, o que matou Tiago e mandou prender Pedro!
Outro exemplo: há, só no Antigo Testamento, pelo menos 10 homens diferentes com o mesmo nome: Salum!
Outro caso interessante: há pelo menos 2 mulheres chamadas Abigal, e ambas são relacionadas a Davi. A mais famosa é a Abigail que foi casada com Nabal que, depois da morte dele, casou-se com Davi. A outra Abigail era irmã de Davi! Dela quase ninguém lembra, mas ela é mencioanda em 2Samuel 17.25 e 1Crônicas 2.16–17.
- 2Samuel 17.25 - Absalão havia nomeado Amasa comandante do exército em lugar de Joabe. Amasa era filho de Jéter, um israelita que havia possuído Abigail, filha de Naás e irmã de Zeruia, mãe de Joabe.
- 1Crônicas 2.16–17 (NVI) 16 As irmãs deles foram Zeruia e Abigail. Os três filhos de Zeruia foram Abisai, Joabe e Asael. 17 Abigail deu à luz Amasa, filho do ismaelita Jéter.
Comentários